15 de set. de 2014

CA quer você!

Caros colegas da Computação,

Nosso curso está sem CA.

Daí, você pode perguntar:

- E O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

Um CA organizado, com respaldo político junto aos estudantes, professores e técnicos-administrativos é uma importante arma no combate às iniciativas que visam prejudicar os estudantes e que desrespeitam a democracia do curso. Em suma, um CA crítico e participativo contribui para a melhoria da qualidade nos debates em sala de aula e, conseqüentemente, do curso.


O QUE É CA?

Centro Acadêmico (CA) é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade, ou seja, são os representantes políticos dos alunos na instituição.
O CA Livre era a antiga gestão que representava o CA do curso Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE Campus Maracanaú.


O QUE O CA FAZ?

Suas funções podem ser, e em geral são, diversas. Algumas delas são:
a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como:
  • debates;
  • discussões;
  • palestras;
  • semanas temáticas;
  • recepção de calouros;
  • realização de projetos de extensão;
  • organização de caravanas (requisitadas por alunos ou não) para eventos que possam disponibilizar novos conhecimentos extra sala de aula e ampliar o conhecimento acadêmico e social;
  • fazer encaminhamento de reivindicações dos alunos;
  • mobilização e ações políticas dos estudantes;
  • mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a Direção ou Coordenação do curso;
  • realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.


COMO CRIAR UM CA?

Basta ter um grupo de estudantes interessados em construí-lo. Os passos são simples:


  1. Organize um encontro com quem tiver interessado em discutir a importância do CA em sua universidade.
  2. Nessa encontro vocês aprovarão um grupo de pessoas para formar a Comissão Pró-CA. A comissão irá fazer uma proposta de Estatuto da entidade e marcará uma assembleia dos estudantes do curso para aprovar esse estatuto e conversar sobre outros assuntos do CA. Essa será a assembleia de Fundação do CA.
  3. Nessa Assembleia Geral, coordenada por estudantes do curso, será definido o nome do CA, aprovado o estatuto e uma comissão eleitoral. Essa comissão definirá as regras para a eleição da primeira diretoria e indicará uma data para sua realização. É importante registrar em um documento assinado por todos os presentes o que foi discutido na assembleia.
  4. Divulgue a data da eleição para que todos possam participar, seja formando chapas para disputar a diretoria da entidade ou simplesmente votando. Inscritas as chapas, tem que haver um prazo para que elas apresentem suas propostas para o CA – é a campanha eleitoral para o Centro Acadêmico, uma fase de muito debate e troca de ideias. O dia ou dias da eleição têm que ser organizados de forma a permitir que o maior número possível de estudantes possam votar. Colocar as urnas em lugares estratégicos de grande circulação é uma coisa importante.
  5. Realizada a eleição e apurados os votos, a comissão eleitoral faz a ata deve redigir um documento registrando o número de votantes e a votação de cada chapa, declarando o vencedor. É importante que esse resultado seja registrado em Cartório, junto com a ata de fundação do CA, que foi feita na Assembleia Geral.
  6. Pronto. O CA do seu curso já está formado. Junte os membros e faça um plano de gestão para contemplar todos os problemas existentes. É importante participar dos fóruns de deliberação do movimento estudantil para se atualizar.            


VAMOS LÁ GALERA!


Conto com a participação de vocês para que nosso curso não fique esquecido em questão de representatividade estudantil.