1 de dez. de 2016

CACC é elogiado em reunião

Reunião com a direção evidenciou o compromisso do Centro Acadêmico de Ciência da Computação


Na manhã de quarta-feira, 30/11, foi realizada uma reunião com todos os CAs. O principal objetivo foi discutir a assinatura do termo de posse do grêmio e a entrega dos documentos faltantes dos CAs. O CACC foi elogiado por não estar devendo nenhum documento, ou seja, a gestão está mantendo tudo em dia.
Outro ponto alto da reunião é que, segundo o diretor Júlio César, os CAs ganharão um espaço de convivência coberto, onde serão colocadas mesas de jogos, um totó e uma mesa de tênis.
Estiveram presentes na reunião:
Diretor Geral, Júlio César;
Secretária de Gabinete, Débora Moreira;
Coord. de Comunicações do CACC, Matheus Moreira;
Presidente do CA de Engª Mecânica, Dan Santos;
e também um representante do CA de Lic. em Química e um do Grêmio estudantil.
O CA de Engª ambiental se absteve da reunião.

Semana Zero chega ao terceiro dia

Curso de programação foi destaque do terceiro dia da Semana Zero        


Nesta quarta, 30/11, os alunos do primeiro semestre de Ciência da Computação foram contemplados com o curso "Lógica de programação para iniciantes" ministrado por Anderson Sales e Lucas Lima.


Fotos por Thalia Travassos

29 de nov. de 2016

Primeiro dia da turma de Computação 2016.2

As novas turmas de computação conheceram o nosso Campus e tiveram um momento de tira-dúvidas com o coordenador do curso e com a equipe do CACC


Na manhã do dia 28 de novembro, os novos alunos do curso de Ciência da Computação tiveram o primeiro contato com o Campus. No inicio do dia todas as novas turmas participaram de uma acolhida com a presença do diretor do Campus, professor Júlio César, bem como de outros integrantes do núcleo gestor e administrativo. Em um segundo momento, os alunos de CC contaram com uma visita guiada pelo professor Amauri, onde conheceram as instalações físicas do IFCE Campus Maracanaú.
Após isso, a equipe do CA de Ciência da Computação promoveu uma aula de tira-dúvidas comandada por Brian, Guilherme, Alan e Taiane

Clique em mais informações para ver as fotos (clique na foto desejada para ampliar)

28 de nov. de 2016

Solicitação das carteirinhas de Maracanaú

Prezados,
Informamos que estará aberto o período para solicitação das carteiras de estudante de Maracanaú até o dia 16/12/16.
Para solicitar, basta preencher o formulário, disponível na recepção (turnos manhã e tarde) ou na CCA (turno noite) e anexar 1 foto 3x4, comprovante de endereço e declaração de matrícula.
Vale ressaltar que esta carteira só é válida na área urbana de Maracanaú e que, portanto, só deve ser solicitada por alunos que residem neste município. As carteiras de estudante da Macrorregião não são de responsabilidade do campus. Para estas, procurar informações nos CA's de cada curso.
Atenciosamente,
Diretoria de Ensino do Campus Maracanaú



Com informações de DIREN

27 de nov. de 2016

17 de nov. de 2016

Datas importantes - Semestre 2016.2

Para não se perder diante de tantas datas, reunimos todas em um só lugar. Veja abaixo.


21, 22 e 23/11 - Renovação de matrícula e pedido de disciplinas.
25 e 26/11 - Ajuste de matricula.
28/11 - Início do semestre.
28 a 02/12 - Reajuste de Matrícula. (solicitado via requerimento de inclusão, na recepção do campus)

7 de out. de 2016

RELATO DO 2º E 3º DIA DO 7º ENCONTRO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

O segundo dia foi iniciado com a Diretora de Gestão Orçamentária Esp. Beatriz Rodrigues, apresentando dados do orçamento e trazendo à tona o peso dos cortes já realizados, contingenciamentos e desinvestimentos previstos pelo MEC e Governo Federal.

Tivemos também os membros da CEDECA, Luciana Brilhante e Renam Magalhães relatando a experiência com orçamento participativo. Baseado nesse tema, foram formados formados grupos de discussões para propor medidas de construção de diretrizes para orçamento participativo na assistência estudantil e formas de incluir os estudantes no processo de consulta.

Finalizando esse segundo dia o DCE JML representada pela Coordenadora Geral, Paula Vieira, junto da Comissão Organizadora representada por Brian Mendes, apresentaram aos presentes o projeto do I Congresso das e dos Estudantes do IFCE, bem como fora articulado o apoio dos demais campus para a tiragem de delegados e a doação de materiais necessários à sua realização.

No terceiro dia foi lido o texto base da Carta de Guaramiranga, o resultado das propostas, das discussões e as intenções da instituição. Logo depois iniciou-se a mesa "Dialogos: Assuntos Estudantis e Ensino" composta pela Dra Elenice Oliveira (Dir Assuntos Estudantis do IFCE), Ms Reuber Santiago (Pró-Reitor de Ensino do IFCE), Marcia Lorena (Coord de Assistência Estudantil do IFCE Maracanaú), Esp Leilane Evangelista ( Tecnica em Assuntos Educacionais do IFCE) e coordenada pela Ms Teresa Soares (Assistente Social do IFCE). Entre muitos assuntos pautados estavam modificações do novo ROD como a remarcação de aulas que tem ocasionado problemas aos alunos. A evasão escolar e seus motivos, a estrutura pedagógica, como também o não preenchimento pelo professor de dados importantes para o pedagógico e assistência estudantil, como faltas e notas no acadêmico, por exemplo. Foram também relatados casos de sucesso que poderiam ser repetidos e pontos também que ficaram para ser discutidos no congresso dos estudantes em novembro.

Ao final do 7º ENCONTRO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ficaram vários sentimentos e a sensação de que temos muito trabalho pela frente, diante das dificuldades que nos estão sendo impostas e que a participação de todos que que fazem parte do IFCE será de fundamental importância para mantermos e melhorarmos o projeto de educação da nossa instituição. Por isso fica mais uma vez o convite a todos os alunos para participar ativamente do I CONGRESSO DAS E DOS ESTUDANTES DO IFCE, para que possamos juntos pensar a educação que queremos, nosso papel como estudante e os rumos do movimento estudantil em defesa dos nossos alunos.



 

6 de out. de 2016

RELATO DO 1º DIA DO 7º ENCONTRO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

O Campus Maracanaú conta com 3 representantes no 7º ENCONTRO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS, Dan Santos - CA Eng Mecânica; Brian Mendes - CA Ciência da Computação e Cleitomar Souza - Técnico em Informática e representante dos cursos técnicos.

a Programação do dia 05/10 foi aberto com a Conferência:  "Política Educacionais: o contexto da gestão e financiamento" apresentada pela Dra Magna França (Pedagoga e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Foi mostrado aos presentes o investimento educacional dos anos 90 aos dias atuais, bem como projeções a respeito do cenário político/educacional para os próximos anos. É nítida a preocupação com as mudanças impostas pelo governo interino de Michel Temer por não nos favorecer, visto que os cortes já nos afetam e só tendem a crescer, aumentando ainda mais os desafios para se manter o funcionamento dos campis, dados os malabarismos que já são feito para trabalhar com os baixos orçamentos. Em oposição a isso, a comunidade acadêmica, observando-se o relato de alguns presentes, já começa a se mobilizar frente ao retrocesso e desinvestimento que se instala na educação. Citados além dos cortes, a MP746 (MP do Ensino Médio).

As falas dos Professores, Técnicos-Administrativos, Reitoria, e Representações Estudantis estavam alinhadas em gerar uma mobilização em nosso meio acadêmico em oposição às condições que estão sendo impostas na educação e de discussão profunda a respeito dos reflexos e rumos que tomaremos. Na fala da Paula Vieira, Coordenadora Geral do DCE JML, foi anunciado o I Congresso das e dos Estudantes do IFCE que será realizada do dia 12 ao dia 14 de novembro no IFCE Campus Maracanaú, com o intuito de discutir o projeto de um Instituto Federal autônomo, paritário, popular, crítico, laico, que permita plena acessibilidade a todas e todos, que garanta a assistência estudantil qualificada, comprometida com os interesses e demandas da comunidade do Ceará, assim como os rumos do movimento estudantil. Foi pedido também pela mesma, o compromisso entre, Organização, Diretores e a Reitoria para a realização do evento dada a sua importância.

O 7º ENCONTRO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS contínua hoje, 06 de outubro, e vai até o dia 07 de outubro no auditório do Campus IFCE de Guaramiranga.

9 de set. de 2016

Balanço da Gestão CACC 2015/2016


Salve car@s Computer@s, chegamos a 2/3 do tempo de nossa gestão e precisamos fazer um balanço de tudo que fora realizado, dos erros, acertos e esperança para os próximos anos e para o movimento estudantil em nosso instituto.
Iniciamos em abril de 2015 nossa caminhada, após quase 2 anos sem representação estudantil na computação e viemos com nossas propostas pautadas na participação dos alunos e em iniciativas que promovessem um incremento na matriz de conhecimentos do nosso curso de Ciência da Computação.
  • Semana Zero: Uma de nossas primeiras iniciativas como CA constituído foi a Semana Zero, onde promovemos a integração dos calouros com os veteranos. Durante essa semana o objetivo é esclarecer todas as dúvidas, mostrar as dificuldades do curso e dar um apoio inicial aos novos alunos, distribuímos também o Manual do Bixo que funciona como um guia de bolso para esses novos coleguinhas. Dentro da Semana Zero tivemos as aulas de Pré-Calculo, Comandos Básicos de Linux, palestras e exibição de filmes relacionados à computação.
  • Viagem à Campus PartySP: Em fevereiro de 2016, conseguimos com apoio da Direção enviar 30 alunos para a Campus Party, um mega evento mundial que reúne, tecnologia, inovação ciência, empreendedorismo e entretenimento. Desses 30 alunos, 2 startups nascidas no IFCE Maracanaú apresentaram suas ideias no espaço Startup & Makers da Campus Party, sem dúvida foi uma experiência única para todos os presentes.
  • Sarau Cultural: Com o intuito de integrar os alunos do Campus e oferecer um espaço para todos se expressarem, criamos o Evento Sarau, onde mais tarde abrimos para a comunidade e recebemos aqui: bandas de rap, B-Boys e bandas independentes da região. Realizamos oito edições do Sarau, onde em todas elas foram arrecadados alimentos posteriormente doados, tivemos falhas e em algumas vezes recebemos críticas e também por vezes discutimos e continuamos com a Direção formas de dar continuidade ao evento alinhados com as normas da instituição.
  • Comandos básicos Linux: Com o apoio dos alunos Lucas Teixeira e o membro efetivo da gestão Manoel Alam, oferecemos o curso de comandos básicos de Linux, onde é dada uma prévia do que será visto na disciplina de SO e durante todo o curso, visto que o sistema operacional predominante nos laboratórios é o Linux.
  • Aulas de Pré-Calculo: Fica aqui o nosso agradecimento aos alunos da computação Camila Rodrigues e Leonardo Silva que durante duas edições do Semana Zero fortaleceram essa ideia e montaram um roteiro de aulas muito focado na base para o Cálculo I, contribuindo assim na busca pela diminuição do índice de reprovações na cadeira.
  • Espaço Acadêmico: Desde o começo da gestão dos CA’s do IFCE, havia um diálogo sobre um espaço para os centros acadêmicos e estivemos sempre presentes nessa luta para nos estabelecer fisicamente em um local de livre acesso aos nossos colegas de curso. Hoje estamos fixos na antiga casa de ferramentas e abrimos para atendimento de segunda à sexta de 8:00H às 18:00H
  • CA’rte: Eis um evento que gostaríamos de esclarecer a todos. Durante uma reunião entre todos os CA’s e com a presença do DCE, surgiu a ideia de deixar o Espaço Acadêmico com a cara dos estudante e promover a expressão e a arte em nosso espaço, conversamos com a Direção do Campus e foram dadas as diretrizes para a realização do mesmo. Criamos o evento no Facebook, convidamos o máximo de alunos 2 semanas antes. Na data e hora combinada, realizamos e contamos com uma média de 50 presentes no Espaço dos CA’s. Posteriormente o assunto repercutiu nas redes sociais e sempre nos colocamos, como representantes dos estudantes que somos, à disposição para conversar e aceitar todas as opiniões. Reconhecemos que não foi o trabalho artístico mais inspirado que já se viu, mas defendemos o direito a expressão que fora dado e não enxergamos naqueles que participaram a figura de vândalos e muito menos de pichadores. Algum tempo depois em reunião a Diretoria decidiu apagar todas as pinturas. Enfim, esse evento nos ensinou muito e acredito que apesar dos porquês que restaram, hoje nós temos uma presença maior de alunos envolvidos com os CA’s e algumas sementes foram plantadas disso tudo, por isso consideramos importante não apagar o CA’rte da nossa história.
  • Carteiras Estudantis: Estamos desde o início da gestão fazendo o trabalho de intermediadores no processo das carteiras estudantis, inclusive já entregamos a primeira remessa das carteiras solicitadas e continuamos a entrega-las na sala do CA todos os dias.
  • Empresa Junior: Uma das promessas de campanha da nossa Chapa ‘CA é pra Lutar’, era a criação da Empresa Junior da Computação, porém a Empresa Junior é dos alunos e não possui vínculo nenhum com o CACC, nosso trabalho foi o de lutar junto ao DEPPI e PROEX pela aprovação da Resolução e Edital das EJrs, o que está a um passo de acontecer de fato. Durante 1 mês reunimos alunos por meio de um processo aberto a todos da computação e aqueles que demonstraram interesse estão dando duro para fazer a ideia render frutos e se consolidar em nosso campus.
  • Pré-congresso: Temos planos de realizar em outubro um congresso entre todos os alunos do nosso campus com o objetivo de debater os direitos e a situação econômico-política que impactará diretamente na vida acadêmica de todos nós estudantes, assim como levantar pautas de nosso interesse para debate-las no congresso geral de novembro também no Campus Maracanaú.
  • Congresso dos Estudantes do IFCE: O CACC esteve presente na CEB(Conselho de Entidades de Base) realizada em Crateús, onde conseguimos trazer para Maracanaú o CONEIFCE (Congresso dos Estudantes do IFCE) que reunirá mais de 700 alunos representando todos os Campus do IFCE.
  • Debates: Pretendemos promover o diálogo e o pensamento crítico através do debate, entendemos que é preciso conversar e trazer à pauta discussões como: opressões, mulher na computação, novas tecnologia, melhorias no ensino, cenário político, dentre outros tantos assuntos que fazem parte do nosso dia a dia.
Ainda temos várias lutas para enfrentar e muito trabalho pela frente, mas a nossa missão sempre foi e será a de dar vez e voz aos nossos colegas estudantes, tenham em mente que o CA é de todos os alunos e juntos somos mais fortes, então encerramos dizendo que contem sempre com a gente e nos ajudem a fortalecer o movimento estudantil e permitam que ele possa sempre existir, que ele faça barulho e que seja sempre representativo dos interesses dos estudantes do curso de Ciência da Computação do IFCE Campus Maracanaú. Agradecemos a confiança de todos, forte abraço! 

Texto de Brian Mendes

1 de set. de 2016

EJ da Computação tem estatuto aprovado

A empresa também teve um novo nome definido


Conforme noticiado anteriormente, a empresa júnior do curso de Ciência da Computação estava se tornando uma realidade, e agora, já está pronta para começar.
Em uma reunião realizada hoje, o estatuto, ou seja, conjunto de normas que tem por objetivo regular a empresa, foi aprovado.
Na reunião, a empresa também ganhou um nome, passando a se chamar Blue Solutions TI Júnior.
Em breve teremos mais novidades sobre a  EJ. Para ver a matéria anterior sobre o tema, clique aqui

29 de jul. de 2016

CACC se mobiliza para a criação de EJs


Umas das promessas de campanha da chapa "CA é pra Lutar" aos poucos está se tornando uma realidade.


As empresas juniores, ou simplesmente EJs, são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.[1]

Em campanha, o CACC prometeu trazer EJs para o nosso curso, visando que os alunos pudessem praticar o que aprendem em sala de aula, e ainda, conhecer a realidade do mercado de trabalho.

A primeira reunião que ocorreu hoje (29 de Jul.) teve a participação do Leandro, um dos representantes da FEJECE - Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará. Ele nos explicou um pouco sobre o conceito de Empresas Juniores, como se federar, os passos para criarmos a nossa e tirou todas as dúvidas que tínhamos no momento.

O presidente do CACC, Brian, também estava presente na reunião. "Tô muito instigado, mas ainda vamos nos reunir pra criar o nome da empresa, definir o segmento de atuação entre outras coisas", afirmou.

Como o projeto ainda está em fase inicial, ainda não há prazo limite para inscrição, porém, caso tenha interesse em participar e ficar por dentro de todo o processo, é essencial realizar sua inscrição clicando aqui. 

Em caso de duvidas, procurar um dos representantes do CACC, ou enviar um email.