9 de set. de 2016

Balanço da Gestão CACC 2015/2016


Salve car@s Computer@s, chegamos a 2/3 do tempo de nossa gestão e precisamos fazer um balanço de tudo que fora realizado, dos erros, acertos e esperança para os próximos anos e para o movimento estudantil em nosso instituto.
Iniciamos em abril de 2015 nossa caminhada, após quase 2 anos sem representação estudantil na computação e viemos com nossas propostas pautadas na participação dos alunos e em iniciativas que promovessem um incremento na matriz de conhecimentos do nosso curso de Ciência da Computação.
  • Semana Zero: Uma de nossas primeiras iniciativas como CA constituído foi a Semana Zero, onde promovemos a integração dos calouros com os veteranos. Durante essa semana o objetivo é esclarecer todas as dúvidas, mostrar as dificuldades do curso e dar um apoio inicial aos novos alunos, distribuímos também o Manual do Bixo que funciona como um guia de bolso para esses novos coleguinhas. Dentro da Semana Zero tivemos as aulas de Pré-Calculo, Comandos Básicos de Linux, palestras e exibição de filmes relacionados à computação.
  • Viagem à Campus PartySP: Em fevereiro de 2016, conseguimos com apoio da Direção enviar 30 alunos para a Campus Party, um mega evento mundial que reúne, tecnologia, inovação ciência, empreendedorismo e entretenimento. Desses 30 alunos, 2 startups nascidas no IFCE Maracanaú apresentaram suas ideias no espaço Startup & Makers da Campus Party, sem dúvida foi uma experiência única para todos os presentes.
  • Sarau Cultural: Com o intuito de integrar os alunos do Campus e oferecer um espaço para todos se expressarem, criamos o Evento Sarau, onde mais tarde abrimos para a comunidade e recebemos aqui: bandas de rap, B-Boys e bandas independentes da região. Realizamos oito edições do Sarau, onde em todas elas foram arrecadados alimentos posteriormente doados, tivemos falhas e em algumas vezes recebemos críticas e também por vezes discutimos e continuamos com a Direção formas de dar continuidade ao evento alinhados com as normas da instituição.
  • Comandos básicos Linux: Com o apoio dos alunos Lucas Teixeira e o membro efetivo da gestão Manoel Alam, oferecemos o curso de comandos básicos de Linux, onde é dada uma prévia do que será visto na disciplina de SO e durante todo o curso, visto que o sistema operacional predominante nos laboratórios é o Linux.
  • Aulas de Pré-Calculo: Fica aqui o nosso agradecimento aos alunos da computação Camila Rodrigues e Leonardo Silva que durante duas edições do Semana Zero fortaleceram essa ideia e montaram um roteiro de aulas muito focado na base para o Cálculo I, contribuindo assim na busca pela diminuição do índice de reprovações na cadeira.
  • Espaço Acadêmico: Desde o começo da gestão dos CA’s do IFCE, havia um diálogo sobre um espaço para os centros acadêmicos e estivemos sempre presentes nessa luta para nos estabelecer fisicamente em um local de livre acesso aos nossos colegas de curso. Hoje estamos fixos na antiga casa de ferramentas e abrimos para atendimento de segunda à sexta de 8:00H às 18:00H
  • CA’rte: Eis um evento que gostaríamos de esclarecer a todos. Durante uma reunião entre todos os CA’s e com a presença do DCE, surgiu a ideia de deixar o Espaço Acadêmico com a cara dos estudante e promover a expressão e a arte em nosso espaço, conversamos com a Direção do Campus e foram dadas as diretrizes para a realização do mesmo. Criamos o evento no Facebook, convidamos o máximo de alunos 2 semanas antes. Na data e hora combinada, realizamos e contamos com uma média de 50 presentes no Espaço dos CA’s. Posteriormente o assunto repercutiu nas redes sociais e sempre nos colocamos, como representantes dos estudantes que somos, à disposição para conversar e aceitar todas as opiniões. Reconhecemos que não foi o trabalho artístico mais inspirado que já se viu, mas defendemos o direito a expressão que fora dado e não enxergamos naqueles que participaram a figura de vândalos e muito menos de pichadores. Algum tempo depois em reunião a Diretoria decidiu apagar todas as pinturas. Enfim, esse evento nos ensinou muito e acredito que apesar dos porquês que restaram, hoje nós temos uma presença maior de alunos envolvidos com os CA’s e algumas sementes foram plantadas disso tudo, por isso consideramos importante não apagar o CA’rte da nossa história.
  • Carteiras Estudantis: Estamos desde o início da gestão fazendo o trabalho de intermediadores no processo das carteiras estudantis, inclusive já entregamos a primeira remessa das carteiras solicitadas e continuamos a entrega-las na sala do CA todos os dias.
  • Empresa Junior: Uma das promessas de campanha da nossa Chapa ‘CA é pra Lutar’, era a criação da Empresa Junior da Computação, porém a Empresa Junior é dos alunos e não possui vínculo nenhum com o CACC, nosso trabalho foi o de lutar junto ao DEPPI e PROEX pela aprovação da Resolução e Edital das EJrs, o que está a um passo de acontecer de fato. Durante 1 mês reunimos alunos por meio de um processo aberto a todos da computação e aqueles que demonstraram interesse estão dando duro para fazer a ideia render frutos e se consolidar em nosso campus.
  • Pré-congresso: Temos planos de realizar em outubro um congresso entre todos os alunos do nosso campus com o objetivo de debater os direitos e a situação econômico-política que impactará diretamente na vida acadêmica de todos nós estudantes, assim como levantar pautas de nosso interesse para debate-las no congresso geral de novembro também no Campus Maracanaú.
  • Congresso dos Estudantes do IFCE: O CACC esteve presente na CEB(Conselho de Entidades de Base) realizada em Crateús, onde conseguimos trazer para Maracanaú o CONEIFCE (Congresso dos Estudantes do IFCE) que reunirá mais de 700 alunos representando todos os Campus do IFCE.
  • Debates: Pretendemos promover o diálogo e o pensamento crítico através do debate, entendemos que é preciso conversar e trazer à pauta discussões como: opressões, mulher na computação, novas tecnologia, melhorias no ensino, cenário político, dentre outros tantos assuntos que fazem parte do nosso dia a dia.
Ainda temos várias lutas para enfrentar e muito trabalho pela frente, mas a nossa missão sempre foi e será a de dar vez e voz aos nossos colegas estudantes, tenham em mente que o CA é de todos os alunos e juntos somos mais fortes, então encerramos dizendo que contem sempre com a gente e nos ajudem a fortalecer o movimento estudantil e permitam que ele possa sempre existir, que ele faça barulho e que seja sempre representativo dos interesses dos estudantes do curso de Ciência da Computação do IFCE Campus Maracanaú. Agradecemos a confiança de todos, forte abraço! 

Texto de Brian Mendes

1 de set. de 2016

EJ da Computação tem estatuto aprovado

A empresa também teve um novo nome definido


Conforme noticiado anteriormente, a empresa júnior do curso de Ciência da Computação estava se tornando uma realidade, e agora, já está pronta para começar.
Em uma reunião realizada hoje, o estatuto, ou seja, conjunto de normas que tem por objetivo regular a empresa, foi aprovado.
Na reunião, a empresa também ganhou um nome, passando a se chamar Blue Solutions TI Júnior.
Em breve teremos mais novidades sobre a  EJ. Para ver a matéria anterior sobre o tema, clique aqui