O segundo dia foi iniciado com a Diretora de Gestão Orçamentária Esp. Beatriz Rodrigues, apresentando dados do orçamento e trazendo à tona o peso dos cortes já realizados, contingenciamentos e desinvestimentos previstos pelo MEC e Governo Federal.
Tivemos também os membros da CEDECA, Luciana Brilhante e Renam Magalhães relatando a experiência com orçamento participativo. Baseado nesse tema, foram formados formados grupos de discussões para propor medidas de construção de diretrizes para orçamento participativo na assistência estudantil e formas de incluir os estudantes no processo de consulta.
Finalizando esse segundo dia o DCE JML representada pela Coordenadora Geral, Paula Vieira, junto da Comissão Organizadora representada por Brian Mendes, apresentaram aos presentes o projeto do I Congresso das e dos Estudantes do IFCE, bem como fora articulado o apoio dos demais campus para a tiragem de delegados e a doação de materiais necessários à sua realização.
No terceiro dia foi lido o texto base da Carta de Guaramiranga, o resultado das propostas, das discussões e as intenções da instituição. Logo depois iniciou-se a mesa "Dialogos: Assuntos Estudantis e Ensino" composta pela Dra Elenice Oliveira (Dir Assuntos Estudantis do IFCE), Ms Reuber Santiago (Pró-Reitor de Ensino do IFCE), Marcia Lorena (Coord de Assistência Estudantil do IFCE Maracanaú), Esp Leilane Evangelista ( Tecnica em Assuntos Educacionais do IFCE) e coordenada pela Ms Teresa Soares (Assistente Social do IFCE). Entre muitos assuntos pautados estavam modificações do novo ROD como a remarcação de aulas que tem ocasionado problemas aos alunos. A evasão escolar e seus motivos, a estrutura pedagógica, como também o não preenchimento pelo professor de dados importantes para o pedagógico e assistência estudantil, como faltas e notas no acadêmico, por exemplo. Foram também relatados casos de sucesso que poderiam ser repetidos e pontos também que ficaram para ser discutidos no congresso dos estudantes em novembro.
Ao final do 7º ENCONTRO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS ficaram vários sentimentos e a sensação de que temos muito trabalho pela frente, diante das dificuldades que nos estão sendo impostas e que a participação de todos que que fazem parte do IFCE será de fundamental importância para mantermos e melhorarmos o projeto de educação da nossa instituição. Por isso fica mais uma vez o convite a todos os alunos para participar ativamente do I CONGRESSO DAS E DOS ESTUDANTES DO IFCE, para que possamos juntos pensar a educação que queremos, nosso papel como estudante e os rumos do movimento estudantil em defesa dos nossos alunos.