7 de mar. de 2012

Por um DCE de luta e dos estudantes

Durante décadas o Movimento Estudantil têm na pratica lutas que garantiram que seus direitos fossem atendidos. Com bandeiras levantadas, consciência política e muita mobilização, a juventude brasileira conquistou a liberdade de se organizar, de ser livre pra pensar e falar, entre muitas outras conquistas, foi essa juventude que tirou do poder Presidente corrupt...o, que lutou pela Meia-Passagem e fez a historia do nosso País.

Esse ano o IFCE vai passar por momentos importantes, um deles é a eleição do nosso novo reitor e outro a eleição para nova diretória do DCE, e novamente os estudantes estão sendo excluídos desse processo o que é um desrespeito, pois ambos e principalmente o DCE deveria nos representar e garantir a participação de todos os estudantes nos processos de construção e debates sobre o nosso
Instituto.

A atual gestão do Diretório Central dos Estudantes está perto de completar dois anos e o que vimos de mobilização estudantil? Temos muito que melhorar dentro do Instituto e a única maneira de conquistarmos algo é através da união de todos os estudantes. Uma bandeira que durante muito tempo foi representada dentro do IFCE e que gera uma indignação é a falta de resposta sobre a construção do nosso restaurante universitário, sabemos o quanto este é indispensável, e essa demora em sua construção e a falta de respostas concretas só prejudica os estudantes. Tinha que ser prioridade para o DCE fazer mobilização, colocar os estudantes no caminho da luta e pressionar a reitoria para realizações que beneficiem os estudantes assim como o R.U. Mas a atual gestão foi omissa nesse ponto.

Esses dois anos de gestão já é uma afronta, pois o regimento aponta o período de um ano. E para se manter essa gestão vem novamente tentar manobrar pelas costas de estudantes e usufruir do DCE em benefícios que esquecem as bandeiras do movimento estudantil.

No último 04 de Março em um CEB (Conselho de Entidades de Base), onde esteve presente a entidade de Base (Grêmio Estudantil) do nosso Campus Fortaleza que defendeu a todo custo uma eleição para DCE Democrática e justa, e por mais transparência de sua Gestão “Até Quando Esperar?”.
Com um discurso falho e sem argumentos necessários, a atual Gestão propõe ao Plenário a seguinte proposta: Dias de eleição 13, 14 e 15 de Março. Tiraram o Direito dos Estudantes de fazerem parte de uma eleição democrática com debates e tempo o suficiente para as chapas concorrentes mostrarem suas propostas a todos os 23 Campi do nosso Estado. Mostrando de forma autoritária que essa
proposta, tira dos estudantes o tempo para analisar a Vergonha que foi a Gestão Atual.

Por isso queremos convocar todos os estudantes a questionar os seus representantes e convidar a participar de um processo de construção democrático e aguerrido, e dá ao DCE a verdadeira face dos estudantes do país que é a vitória através da luta.                     
                                                                                                       Por Emanuele Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário